sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Só para deixar um gostinho....



Buenas a todos!!!!

venho por meio deste informá-los que estou com meras 10 aventuras de D&D 4.ed (sua maioria de 1 a 10 lvl), eu não estou com o menor saco de mestra-las... hehehehe

Renato vai ficar feliz pq eu vou levar um bom material de ajuda para "o mestre" (entre aspas pq não se trata de Renato, mas sim de qq mestre. Como será ele no momento).

Caso realmente haja uma campanha de D&D 4.ed daí eu penso em estudar o sistema (que realmente eu achei muito enrolado se for usar toda a mecânica, se usar só o essencial acho que é mais que o suficiente) e mestrar uma campanha de 4.ed em paralelo com a de Lucas, mas claro que se nosso amigo Gnomo Nazista topar intercalar a mestrada ;).

Ah, essa imagem é mais para Lucas ter um gostinho da minha nova aquisição...

HAHAHAHAHA (risada maligna!!!)

2º rapidinha....

Já que lucas tirou onda, eu vou postar um extra bem "masculo" para Lucas se realizar.... :P:P:P

http://www.the99.org/games/character_builder/

Bem legal, vê um que eu fiz rapidinho....

Rapidinha....

Eis + 1 prova da viadagem do estilo Paladino....

http://www.thelionscall.com/activities/files/character_builder_v3.cfm

Tudo bem que voces vão reconhcer do que se trata, mas que tá aviadado tá!!!!

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Wargame vs. Roleplay....

Buenas!

Bem andei vendo pelo cenário do RPG que essa questão está sendo muito discutida ultimamente. Venho aqui colocar minha opinião e alguns pontos que acho interessantes...

Primeiro, o que define um RPG?

Bem vamos para a resposta classica: o RPG é um jogo de interpretação onde você cria um Personagem Jogador (PJ), dá a ele uma personalidade e INTERPRETA essa personalidade. Voce NAQUELE momento é o Pj e deve se comportar como o mesmo se comportaria em determinada situação.

Ex.: se tu criou um Pj com covardia, não dá para voce colocar ele correndo PARA o combate (a não ser em casos extremos, mas veremos isso mais adiante). O normal seria ele correndo DO combate ou de qualquer situação que poderia ser danosa para ele.

Segundo, que define um Wargame?

De acordo com a wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/WARGAME)é o seguinte:

WarGame, ou Jogo de guerra, é uma modalidade de jogo de tabuleiro, muitas vezes com o uso de marcadores, miniaturas, dados, etc. em que dois jogadores (ou time de dois ou três para cada exército) se enfrentam utilizando de grupos de soldados, ou mesmo impérios inteiros como no jogo WAR. O uso de ações estratégicas é fundamental neste tipo de jogo em que o raciocínio lógico pode dar reviravoltas bruscas no desenrolar do jogo.

Dentre os jogos clássicos de Wargame se encontram Supremacia e War. Outros envolvendo menores grupos de soldados podemos classificar o Dungeons & Dragons Miniatures e Star Wars Skirmish.


Por essas classificações acima poderiamos dizer então que D&D e GURPS (coloquei os 2 pois para muitos esses são os dois maiores antagonistas do RPG) são por natureza Wargames?

Ambos foram criados para uso de estratégia com miniaturas e tabuleiro em combate. EM COMBATE!
Mas esses sistemas se aplicam apenas para o mesmo? Na minha opinião não.

Em D&D o combate fisico entre os PC e os NPCs é MUITO estimulado, tendo em vista (na maioria dos casos) a superioridade fisica e de equipamentos dos Pjs, mas mesmo assim é impossível (eu acho) ser APENAS isso. No entanto, fazer a mesma coisa em GURPS seria SUICIDIO tendo em vista o sistema de dano do sistema.

Ambos tem estratégia, miniaturas e tabuleiros, mas não os tratam da mesma maneira.

Seriam então ambos Wargames por esse motivo? O combate é a premissa e o que move esses jogos? Eu tenho minha opinião, mas prefiro mante-la para mim (por enquanto).

Voltando, a questão é: o que define RPG?

Dentro da definição que foi citada acima QUALQUER UM dos dois PODEM ser RPGs independente de como e para que foram produzidos. Se partir do principio que em ambos voce cria um Pj/PC e cria/dá uma personalidade a ele então ambos são RPG.

Mas um momento, a definição de Wargame não é de que deve-se usar miniaturas, tabuleiro e estratégia para superar o oponente? Ambos fazem isso, então por que não defini-los como Wargame?

Na minha opinião a diferença está no quanto o sistema estimula o combate e do quanto a estrategia com tabuleiros e miniaturas é essencial para se superar o obstáculo.

Desde as origens D&D foi criado para isso, para Hack and Slash ou o nosso bom e velho PPC: Pé, Porta, Chão! A grande diferença está na maturidade dos jogadores que introduziram ao sistema a boa e velha dose de personalidade aos seus Pjs.

Aquela boa e velha Vampiro, Roleplay; Lobisomem, pancadaria... é isso mesmo? Nem sempre. Já joguei tanto uma sessão de pancadaria vampirica como de roleplay lupino puro. Alias acho que todos já passamos por isso.

E o nosso amigo covade lá do inicio, por que não seria roleplay ele ir de frente para um combate? Uma personalidade não é 100% fixa e imutável em alguns momentos podemos mudar a atitude do Pj, afinal a imprevisibilidade é uma caracteristica humana (e tb de algumas raças de fantasia medieval :P), mas isso é pano para outra manga.

Bem para resumir tudo:

Não é o sistema ou para que ele foi criado que define um RPG ou Wargame, mas sim como os seus jogadores e principalmente o mestre usam a FERRAMENTA chamada sistema.

Espero que tenha conseguido explanar um pouco da minha opinião sobre essa polêmica discussão.

"Ei mestre, eu ataco ele!!!!"

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Delrak Thordin....

Bem, bem...

Eu poderia dizer que esse foi um dos meus personagens de GURPS 3°ed. com qual joguei, mas isso não é verdade.

Mas sim tudo tem um tom de verdade afinal. Delrak é um NPC imaginado, baseado em um antigo (1995 eu acho) PC que eu tinha em GURPS 3.ed (bons tempos...)

Na época em que um jogador advogado de regras montou um Anão com força para brandir uma picareta de combate com apenas 1 mão, causava 3d perfurante (lembre-se que são 3d6 perf em GURPS...) que era perito em ACROBACIA!!! Isso mesmo acrobacia...

Sim era apelativo, mas o mestre deixou e daí?!

Foi um personagem que eu adorei jogar (ainda vou achar a ficha dele para lembrar o nome...) e joguei muito, tanto que de um PC inicial de 100pnt ao final da campanha (que o mestre "chiou" pelo nivel dos PCs) tinha mais de 150pnt.

Usava 2 picaretas e era acrobata. Alías especialista nas duas pericias. Após contar alguns causos desse PC para alguns amigos, um deles optou por acrescentar o mesmo no titulo do seu blog em homenagem as "peripercias" do personagem.

Sim eu fiquei muito feliz com isso.

Bem Delrak seria uma "evolução" desse personagem, só que seu tempo de combates já terminaram. Ele seria um Anão com pouco mais de 350 anos, já cansado que com toda a sua experiência guia os novatos em suas empreitadas.

Ninguem imagina que aquele velho e "cansado" anão foi na verdade no seu passado um poderoso anão do clã:

Os Incríveis Anões Picaretas Acrobatas.

Um clã onde os anões eram treinados nas artes de combater com 1 ou 2 picaretas (e somente elas) e peritos em acrobacias. Um clã secreto que para muitos é uma piada ou lenda, mas que forma oponentes terríveis!

Depois eu irei detalhar essa variação de PC para D&D (sim lucas e renato, se contorçam com tal blasfêmia!).

Em outro momento farei isso hoje estou sem inspiração.

Mas voltando. Como nosso amigo usou a "classe" do personagem, eu resolvi criar o meu blog e usar outro titulo do Anão, a picareta.

No fim, dessa forma esse blog foi criado: O Anão Picareta.

Atenção minhas cobaias... er... quer dizer jogadores....

Buenas a todos!!!

Bem graças a um ótimo material disponibilizado na sessão de downloads do "Dados Limpos"
resolvi arriscar:

Pretendo (caso de tempo para ler - trabalhar com suporte é FO*&¨%) mestrar uma aventura de Pokethulhu ou Shadownrun 4e. no encontro do Bob's.

Eu sei que voces não me aguentam mestrando, mas pô dá um crédito fiquei 8 anos sem jogar e principalmente mestrar!!!

Dizem que de tanto insistir aprendemos, então espero contar com a coragem de voces, (er... digo, apoio) para o Bob's.

Gostaria que voces dissessem qual preferem que eu mestre. Ah uma observação vou mestrar no estilo Lucas: sempre contra voces!!!! HAHAHAHAHAHAAH (risada maliga - ops acho que me empolguei...)

PS: antes que me peçam, não eu não tenho como mestrar um crossover deles, pelo menos não ainda (mas a ideia já passou pela cabeça...)

T+ e espero que essa seja melhor que a do Bob's passado (que eu achei um fiasco)...

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Bob's...

Buenas! Bem infelizmente minha aventura no Bob's não foi bem o que eu esperava. Não deu para terminar toda a ventura para o encontro e para deixar ainda melhor, não deu para termimar todos os PCs e teve um clerigo feito "a jato", tão "a jato" que nem dominios tinha!!!!

Relamente foi uma falha que deixou a desejar, mas como da 1° tudo é cobaia, quer dizer, tentativa acho que apesar dos pesares acho que deu para passar por média chorando uns decimos...

Só deu para rolar a Dungeon, e somente 6 salas delas. O grupo infelizmente só pegou as mais dificieis logo de cara, tirando o "preparos" para o BOSS, no qual os PCS foram mágicamente teleportados para a sala dele. Deu uma aliviada, afinal quem quer seu PC morto jogando direitinho?! Mas no fim acho que ficou legal.

O engraçado foi o povo querendo (PCs de 3° nivel) querendo por que querendo enfrentar "O Lich"....